Santa Rita do Sapucaí / MG - domingo, 05 de maio de 2024

Teste do pezinho e auditivo

O teste do pezinho e o teste auditivo são alguns dos cuidados que devem ser tomados com o bebê. “Muitas vezes, com os testes podem ser detectadas doenças que não se manifestam na infância. 

 

O teste do pezinho


Trata-se de um exame que requer algumas gotinhas de sangue extraídas do calcanhar do bebê, com as quais serão pesquisadas doenças metabólicas ou genéticas. Realizado após 72 horas de vida, geralmente na própria maternidade ou em laboratórios especializados, é obrigatório por lei. “É muito importante para a triagem de algumas doenças”, completa a Dra. Ana Carolina.

Os distúrbios detectados pelo teste do pezinho podem ser tratados, desde que identificados precocemente, antes de a criança apresentar sintomas. Ao receber os resultados, o casal deve procurar imediatamente o médico pediatra.

 

Teste Pezinho



O teste auditivo


Este teste é fundamental para detectar se o bebê sofre de alguma lesão auditiva. Quanto antes for realizado, melhor, a fim de que seja providenciado o cuidado necessário.

É um teste simples e que não causa dor: um equipamento específico detecta se o bebê responde a sons. “A prevenção é muito importante para não haver problemas futuros”.


Teste orelhinha